Publicações / Artigos, 'vseis'

O Movimento da Criminalidade em São Paulo: Um Recorte Temático e Bibliográfico

Ano:

2015  

Referência:

ADORNO, S; NERY, M. B. O Movimento da Criminalidade em São Paulo: Um Recorte Temático e Bibliográfico. In: BIB, São Paulo, n. 76, 2º semestre de 2013 (publicada em julho de 2015), pp. 5-32. 

Tema(s):

Crime Organizado   Violência   

Tipo:

Artigo (Periódico Nacional)

Idioma:

Português 

Formato:

PDF 

Páginas:

28 
Download

Embora a pesquisa sobre a criminalidade urbana brasileira seja consideravelmente recente, ela é, hoje, ampla e significativa. Essa abrangência e relevância é o que garante a certeza de que seria possível a identificação das principais argumentações da bibliografia de nosso interesse e, por conseguinte, das fundamentações metodológicas dela.

A revisão bibliográfica realizada para este trabalho foi orientada por quatro balanços de literatura, Adorno (1993), Zaluar (1999a, 1999b), Lima, Misse e Miranda (2000) e Barreira e Adorno (2010), objetivando considerar o lugar e o tempo, bem como o foco metodológico de cada trabalho. Esse levantamento teve o intuito de cobrir, o máximo possível, as produções das ciências sociais que abordam o movimento da criminalidade no âmbito das cidades, sobretudo os homicídios dolosos em São Paulo. O foco reside nos estudos da “sociologia da violência”, pautados na perspectiva urbana, que exibem ou discutem os índices, as tendências e as condicionantes da criminalidade. A seguir mostraremos brevemente estes estudos, ressaltando o caráter histórico e as lacunas ainda existentes.