Publicações / Artigos, 'vseis'

Metodologia para o Monitoramento dos casos de letalidade policial

Autor:

NEV/USP, Salla, Fernando, Cubas, Viviane, Natal, Ariadne, Castelo Branco, Frederico, Baptista, Moisés

Ano:

2008  

Referência:

NÚCLEO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA. Metodologia para o Monitoramento dos casos de letalidade policial. São Paulo: 2008.  

Tipo:

Relatório

Idioma:

Português 

Formato:

PDF 

Páginas:

122 

Tamanho:

1,2 MB 
Download

Este material apresenta a ferramenta de trabalho desenvolvida para as ouvidorias – Metodologia para o Monitoramento da Letalidade em Ações Policiais, composta pelos formulários e por um Guia de Orientação.

Ambos documentos, formulários e Guia de Orientação foram enviados para os ouvidores e debatidos no Seminário Nacional Ouvidorias de Polícia e Redução da Letalidade em Ações Policiais no Brasil, organizado pelo Núcleo de Estudos da Violência, com apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos, e realizado em São Paulo, no dia 1º. de dezembro de 2008. Diversas sugestões dos ouvidores foram incorporadas na versão final da metodologia aqui apresentada.

Com o objetivo de proporcionar para as ouvidorias condições para a análise das informações obtidas com a Metodologia para o Monitoramento da Letalidade em Ações Policiais, foram elaborados cruzamentos possíveis de informações que podem ser importantes para a compreensão dos casos de letalidade envolvendo policiais e, sobretudo, para sua avaliação. Ao final é apresentada também uma relação de instituições que podem atuar em parceria com as ouvidorias de polícia.