Pesquisas / Concluídas

Identificação dos conceitos de justiça, direitos e punição na população

Introdução

Realizada entre:

2001 - 2004

Financiador:

FAPESP-Cepid

Esta pesquisa examina o papel que representações socialmente compartilhadas quanto à justiça, direitos, crime, desvio e punição desempenham em conflitos interpessoais e entre grupos. Para isso, foram realizadas duas pesquisas de intervenção, complementares: o projeto “Contratos Locais de Segurança” e projeto de “Resolução de Conflitos”.

Contratos Locais de Segurança (2001-2004)
Com base em um conceito ampliado de segurança pública, o projeto objetivou promover a interação entre a população e as autoridades locais, assim como a ampliação da participação da população no processo de elaboração de um diagnóstico local de segurança e de priorização dos problemas de insegurança relativos a uma área da zona sul de São Paulo, à semelhança das experiências adotadas na França.

Resolução de Conflitos (2001-2004)
Procurou reduzir os conflitos interpessoais através da criação de canais de intercâmbio para a participação comunitária e de mecanismos alternativos de mediação de conflitos, com o objetivo de criar alternativas ao desfecho fatal destes conflitos e de fortalecer o capital social. Dentro deste projeto foi também realizado um trabalho qualitativo intitulado O Policiamento que a Sociedade Deseja (2002-2004), que teve como objetivo identificar o tipo de policiamento que a sociedade gostaria de ver implantado em São Paulo, a partir de uma série de discussões com grupos de representantes da comunidade das cinco regiões da Cidade de São Paulo (centro, sul, norte, leste, oeste), discussões com grupos de representantes da polícia civil e da polícia militar, cinco seminários regionais e um seminário municipal.

Resultados da Pesquisa