Comunicação

Comunicação

O Núcleo de Estudos da Violência é um centro de pesquisa e disseminação de conhecimento. Para tanto, é necessária uma equipe de comunicação que se responsabilize pela ponte entre os membros do NEV e a comunidade externa. Nesse sentido, a comunicação inclui os aspectos de difusão de conhecimento e produção de materiais mais acessíveis ao público geral, bem como de atendimento da imprensa e outras demandas – governamentais ou da sociedade civil – sobre os conhecimentos aqui produzidos. Nessa empreitada, ganham relevância os meios de comunicação digitais, como o YouTube, o SoundCloud, o Twitter, o Instagram, o Facebook e o Academia.edu como ferramentas para difundir e ampliar o alcance da produção do centro.

Desta forma, entre os anos de 2013 e 2015, o NEV/USP teve 255 intervenções na imprensa, ultrapassou a marca de 11.000 curtidas no Facebook e 856 seguidores no YouTube. Dentre os vídeos, constam alguns seminários e aulas públicas sobre temas relacionados à violência e direitos humanos, publicados no canal do NEV.

Enquanto instituição de pesquisa vinculada a uma universidade pública, o ensino caminha de braços dados com a produção científica; isso implica na realização de atividades educativas para as comunidades universitária e extra-universitária. Alguns exemplos podem ser conferidos na seção Difusão.