Trabalhe Conosco / Edital de Seleção de Bolsistas de Iniciação Científica (IC) FAPESP

Edital de Seleção de Bolsistas de Iniciação Científica (IC) FAPESP

 

Projeto Observatório de Direitos Humanos nas Escolas (PODHE). Programa de Educação do CEPID NEV-USP Construindo a Democracia no Dia a Dia: Direitos Humanos, Violência e Confiança Institucional (proc. FAPESP n. 2013/07923-7)

Professor Responsável: Sérgio Adorno

Descrição: Processo seletivo para bolsa de Iniciação Científica destinada à atividade de avaliação do projeto Observatório de Direitos Humanos nas Escolas (PODHE), no âmbito dos projetos de educação do CEPID NEV-USP Construindo a Democracia no Dia a Dia: Direitos Humanos, Violência e Confiança Institucional, conforme plano de trabalho abaixo. A seleção terá duas fases: 1ª (eliminatória) – avaliação de histórico escolar, curriculum vitae e carta de interesse; 2ª – entrevista com o professor responsável ou pesquisador designado.

Requisitos para os(as) candidatos(as)

Graduandos com interesse na área de educação e direitos humanos, sem vínculo empregatício e disponibilidade para 20 horas semanais.

Período: 6 meses (com possibilidade de renovação). Início: junho de 2018. Quantidade de bolsas: 1.

Valor da bolsa: R$ 676,80 mensais para 20 horas semanais.

Documentos para inscrição: cópia do histórico escolar oficial, curriculum vitae e carta de interesse (escrita no corpo do e-mail de inscrição). Enviar e-mail para podhe.nev@gmail.com com título: inscrição PODHE.

Data máxima para inscrição: 16/05/2018

Data das entrevistas: 21 ou 22/05/2018

Resumo: Trata-se de bolsa de iniciação científica para projeto de educação em direitos humanos, pelo qual o(a) bolsista auxiliará no componente de avaliação do projeto Observatório de Direitos Humanos nas Escolas (PODHE). O(a) bolsista deve ter interesse pela área de educação e direitos humanos, sendo consideradas experiências anteriores em projetos de pesquisa ou atuação em educação formal e não formal em escolas e organizações sociais e públicas. São aguardadas habilidades básicas em pesquisa e produção de texto.

Descrição do Plano

Lista de atividades específicas

O(A) bolsista terá dedicação de 20 horas semanais, as quais serão cumpridas no Núcleo de Estudos da Violência da USP e nas escolas participantes do PODHE. Serão desenvolvidas as seguintes atividades:

– Auxílio na análise dos dados do primeiro momento de aplicação dos instrumentos de avaliação junto às escolas;

– Auxílio na organização e desenvolvimento do segundo momento de aplicação dos instrumentos de avaliação;

– Auxílio na análise dos dados do segundo momento de aplicação dos instrumentos de avaliação junto às escolas;

– Realização de leituras específicas sobre a temática;

– Participação em reuniões no NEV-USP, a fim de compartilhar a organização do trabalho e discutir a bibliografia indicada;

– Redação de relatórios científicos.