Notícias / Curso completo de Jornalismo Policial

Curso completo de Jornalismo Policial

Já está disponível no canal do YouTube do NEV o curso completo de Jornalismo Policial. Composto por quatro encontros, as aulas falaram sobre a transformação na cobertura na área da segurança pública e as mudanças na função social e política da área.

A primeira palestra foi dada por Marcelo Beraba, jornalista que passou pelas mais diversas redações e que atualmente é diretor em Brasília do Estado de São Paulo. Em “De Mineirinho ao PCC”, ele contou como era a cobertura policial nos principais veículos do país, com uma equipe grande que contava a história de criminosos famosos, como o Mineirinho e o Bandido da Luz Vermelha, até quando as redações ficaram menores e o crime se estruturou e tornou um problema mais complexo.

A segunda foi com o Coordenador do NEV, Sérgio Adorno, em que fala sobre os ataques ao PCC de 2006 e a cobertura jornalística. Intitulada “O Crime Organizado na Mídia Impressa Nacional”, o sociólogo dividiu em quatro etapas: a cronologia dos acontecimentos, os processos sociais que acabaram por promover o enraizamento do crime organizado, o processo histórico que assistiu a emergência do crime organizado no Estado e as reações do poder público em suas tarefas de conter o crime organizado no estado de São Paulo.

O jornalista e pesquisador do NEV, Bruno Paes Manso, fala sobre “Jornalismo, Violência e Segurança Pública”. Bruno contou sobre os jornais populares antigos aos atuais programas policialescos e explica as mudanças na questão da segurança atual e os desafios de como realizar essa cobertura.

Para finalizar, Ana Lucia Pastore, professora do departamento de Antropologia e coordenadora do Núcleo de Antropologia do Direito, falou sobre o papel do jornalismo policial no desenrolar de investigações criminais e de julgamento. Veja Jornalismo policial e julgamentos de homicídio por Tribunais do Júri: o caso Gil Rugai”.