Institucional / Pesquisadores / Giane Silvestre

Giane Silvestre Pós-doutorando 

Pesquisadora de Pós-Doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo – NEV/USP. Doutora (2016) e Mestre (2011) em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Marília (2008). Realizou estágio doutoral no exterior no Center for the Study of Law & Society/University of California, Berkeley (2015). É integrante o Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da UFSCar – GEVAC e associada ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública – FBSP. Foi pesquisadora em formação do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos – INCT/InEAC e pesquisadora colaboradora do Observatório de Segurança Pública da UNESP – Marília. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP nas modalidades iniciação científica, mestrado, doutorado e estágio de pesquisa no exterior. Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado da FAPESP. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia da violência e segurança, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de justiça criminal, sistema prisional, sociologia urbana, punição, controle do crime, interiorização penitenciária e segurança pública.

Nome:

Giane Silvestre

Nome em citações bibliográficas:

 

Formação

2012 - 2016
Doutorado em Sociologia (Conceito CAPES 6).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em Center for the Study of Law & Society/University of California, Berkeley (Orientador: Jonathan Simon).
Título: "Enxugando iceberg": como as instituições exercem o controle do crime em São Paulo, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Dra. Jacqueline Sinhoretto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Controle do Crime; Administração estatal de conflitos; Organizações criminais; justiça criminal.

2009 - 2011
Mestrado em Sociologia (Conceito CAPES 6).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Dias de visita: uma sociologia da punição e das prisões em Itirapina,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Dra. Jacqueline Sinhoretto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

2008 - 2008
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

2004 - 2007
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Prisões, sociedade e punição: as penitenciárias e suas relações com o município de Itirapina.
Orientador: Dr. Luis Antônio Francisco de Souza.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Biografia

Pesquisadora de Pós-Doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo - NEV/USP. Doutora (2016) e Mestre (2011) em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Marília (2008). Realizou estágio doutoral no exterior no Center for the Study of Law & Society/University of California, Berkeley (2015). É integrante o Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da UFSCar - GEVAC e associada ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública - FBSP. Foi pesquisadora em formação do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos - INCT/InEAC e pesquisadora colaboradora do Observatório de Segurança Pública da UNESP - Marília. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP nas modalidades iniciação científica, mestrado, doutorado e estágio de pesquisa no exterior. Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado da FAPESP. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia da violência e segurança, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de justiça criminal, sistema prisional, punição, controle do crime, interiorização penitenciária e segurança pública.