Notícias / Bolsa de Treinamento Técnico (TT3) FAPESP – Projeto Observatórios de Direitos Humanos em Escolas

Bolsa de Treinamento Técnico (TT3) FAPESP – Projeto Observatórios de Direitos Humanos em Escolas

Núcleo de Estudos da Violência – Universidade de São Paulo (NEV-USP)

Edital de Seleção de Bolsistas de Treinamento Técnico (TT3) FAPESP

Projeto Observatórios de Direitos Humanos em Escolas. Programa de Educação do CEPID NEV-USP Construindo a Democracia no Dia a Dia: Direitos Humanos, Violência e Confiança Institucional (proc. FAPESP n. 2013/07923-7)

Professor Responsável: Sérgio Adorno

Descrição: Processo seletivo de bolsa de treinamento técnico (TT3 – FAPESP) para atividades de organização e execução do projeto Observatórios de Direitos Humanos em Escolas, conforme plano de trabalho abaixo. A seleção terá duas fases: 1ª (eliminatória) – avaliação de histórico escolar, curriculum vitae e carta de interesse; 2ª – entrevista com o professor responsável ou pesquisador designado.

Requisitos para os(as) candidatos(as)

Graduados(as) sem vínculo empregatício, com dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto. Segundo a FAPESP o tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto. Áreas de formação preferenciais: Pedagogia, História, Geografia, Ciências Sociais, Filosofia, Psicologia, Comunicação e Artes, Políticas Públicas, Direito ou afins.

Período: 12 meses. Quantidade de bolsas: 1

Valor da bolsa: R$ R$ 1.136,40 mensais.

Documentos para inscrição: cópia do histórico escolar simples (ou pdf do sistema Júpiter), curriculum vitae e carta de interesse (escrita no corpo do e-mail de inscrição).

Data máxima para inscrição: 16/12/2016.

Data de aviso de aprovados(as) para entrevista (por e-mail): 19/12/2016.

Data das entrevistas: 20/12/2016, na sede do NEV-USP.

Previsão de início: Janeiro de 2017.

Endereço eletrônico para envio de documentos: nevselecao@gmail.com

Plano de Trabalho

Resumo: Trata-se de bolsa de treinamento para projeto de educação em direitos humanos, pelo qual o(a) bolsista realizará atividades de organização, coordenação e execução de atividades do projeto Observatórios de Direitos Humanos em Escolas, no âmbito das atividades de educação do programa do CEPID NEV-USP “Construindo a Democracia no Dia a Dia: Direitos Humanos, Violência e Confiança Institucional”. O(a) bolsista preferencialmente deve ter experiência em projetos de educação formal e não formal relacionados à cidadania, direitos humanos e cultura de paz em escolas ou organizações sociais e públicas. Serão valorizados não só os conhecimentos na área específica dos direitos humanos, mas também a capacidade de trabalhar com o público infanto-juvenil a partir de linguagens lúdicas e participativas.

Descrição do Plano

Lista de atividades específicas

O(a) bolsista terá dedicação de 40 horas semanais ao treinamento, em atividades internas e externas ao Núcleo de Estudos da Violência da USP, conforme cronograma planejado com o professor responsável. De forma geral, serão desenvolvidas as seguintes atividades:

– Ligação, contato e reuniões com escolas públicas de São Paulo a fim de apresentar o projeto;

– Planejamento, organização e execução de oficinas de formação e monitoramento em direitos humanos, com diferentes membros escolares;

– Produção de atas de reunião e relatórios de trabalho;

– Realização de leituras indicadas e participação em reuniões cientificas do NEV-USP, a fim de tomar contato com os temas que irá trabalhar.