Trabalhe Conosco / Bolsas de Pós-Doutorado

Bolsas de Pós-Doutorado

Oportunidade de bolsas de Pós-Doutorado no CEPID Núcleo de Estudos da Violência

 

Programa: Construindo a Democracia no Dia-a-Dia: direitos humanos, violência e confiança institucional

 

Sobre o Programa
O Núcleo de Estudos da Violência (NEV) é um instituto de pesquisa interdisciplinar da Universidade de São Paulo dedicado a estudar os desafios para a implementação do Estado Democrático de Direito no Brasil, com especial preocupação sobre a violência, violações dos direitos humanos, e as instituições sociais e políticas encarregadas da administração de conflitos sociais e da segurança pública. O NEV faz parte do segundo programa dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID 2013-2018), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

 

O objetivo do programa de pesquisa é analisar como a legitimidade de instituições fundamentais para a democracia é construída ou comprometida, explorando os contatos entre os cidadãos e os funcionários públicos de serviços em áreas representativas da cidade de São Paulo. O estudo terá um caráter longitudinal, de modo a permitir uma compreensão aprofundada dos fenômenos e as alterações ao longo do tempo. Um resumo do programa pode ser encontrado aqui (texto em inglês)

 

Espera-se que os bolsistas de pós-doutorado (PD) conduzam pesquisa teórica e empírica no programa, além de outras atividades regulares, como a organização de seminários, elaboração de papers, supervisão de alunos da graduação, a disseminação dos resultados da pesquisa e cooperação com os projetos educacionais.

 

As bolsas de PD são para desenvolver projetos específicos, com a duração de um ano, renovável por mais dois anos, em um dos seguintes temas:

1. Juventude, as leis e autoridade: como os jovens aprendem a respeitar as leis – 1 vaga
2. Políticas Públicas e Inovações – 1 vaga
3. A Lei de Acesso Público à Informação e os serviços públicos em São Paulo – 1 vaga
4. Inovações em justiça criminal e resistência à mudança: a Lei Maria da Penha, a lei contra a tortura, a prisão provisória e a lei que separa os usuários de drogas de traficantes de drogas, a polícia e o sistema de justiça criminal – 1 vaga
5. Violência e mudanças urbanas: o que aconteceu em termos de ocupação urbana com os distritos que no passado (1980 – 1990) apresentaram altos índices de violência ou como a redução da violência se relaciona com o ambiente físico? – 1 vaga
6. Redução da violência, as leis e a legitimidade das instituições. Percepções e atitudes em relação à lei de moradores e funcionários públicos de áreas anteriormente muito violentas – 1 vaga
7. Viver com impunidade: como a experiência de impunidade para vitimização grave afeta a confiança e as crenças das pessoas na lei – um estudo qualitativo – 1 vaga
8. Estado-Nação e Fronteiras: um estudo comparativo sobre a dinâmica de duas áreas de fronteira do Brasil na América do Sul e os obstáculos para o Estado Democrático de Direito – 1 vaga

 

Condições da Bolsa

As 8 vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros altamente qualificados. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O Bolsista de PD terá à sua disposição instalações de trabalho e toda infra-estrutura do NEV e USP nas atividades relacionadas à pesquisa, disseminação e educação

O Bolsista de PD terá como supervisor de seu programa de trabalho um dos pesquisadores líderes do projeto CEPID ou coordenadores de pesquisa do NEV-USP indicados por esses líderes.

O Bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd .

 

Processo seletivo

O processo seletivo ocorrerá em duas fases. Uma primeira fase, eliminatória, será de análise de currículos, cartas de intenção e recomendação e publicações, e uma segunda fase com entrevista e análise de projeto de pesquisa.

 

Requisitos

Ter obtido o seu título de doutorado nos últimos cinco anos, com resultados notavelmente comprovados, a nível nacional ou internacional, em universidade reconhecida pela comunidade acadêmica, ou se comprometer em depositar a tese para a defesa até o dia 31 de dezembro de 2013, comprovando tal compromisso por meio de documento da Universidade e carta de endosso do orientador.
Demonstrar pelos trabalhos publicados, conteúdo da tese ou projeto proposto que tem familiaridade com os temas desenvolvidos no programa NEV-CEPID e os temas específicos da vaga pleiteada.
Comprovar por meio de cartas de recomendação e trabalhos e na entrevista, fluência em inglês e português.
Dedicar-se exclusivamente ao programa de pesquisa do NEV durante a vigência da Bolsa PD. É vedado pela Fapesp a remuneração por outra fonte, exceto em casos estabelecidos por deliberação da coordenação do Núcleo de Estudos da Violência.
É vedado ao bolsista fazer modificações no projeto (plano inicial, datas, etc.) sem prévio consentimento do supervisor, que deverá ser um dos coordenadores do NEV/USP.

 

O bolsista deverá ainda:
Apresentar anualmente ao menos um paper, para publicação em periódicos internacionais no exterior de grande impacto na área da pesquisa, e um relatório anual de atividades;
Realizar ao menos uma conferência aberta e um seminário sobre sua pesquisa por semestre;
Participar em atividades educacionais e de disseminação.

 

Documentos para a Inscrição

Os documentos necessários para a inscrição são:

Primeira Fase:

a) CV (Currículo Lattes para candidatos brasileiros)
b) Carta explicando como esta bolsa pode contribuir para seu desenvolvimento profissional.
c) Duas cartas de recomendação que atestem qualificações de pesquisa do candidato e de proficiência na língua não-nativa entre as exigidas.
d) Cópia digital de resumo da tese de doutoramento, e indicação de versão on-line
e) Cópia digital de três publicações mais relevantes, ou indicação on-line
f) Formulário de Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP preenchido (Item n. 1 deste link )
g) Projeto de pesquisa de no máximo 10 páginas, espaçamento de 1,5, somente em inglês. Os projetos deverão compreender:
– Título;
– Indicação dos temas acima nos quais se insere
– Resumo (máximo 20 linhas, espaçamento simples);
– Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental;
– Objetivos;
– Plano de trabalho e cronograma de sua execução;
– Material e métodos;
– Forma de análise dos resultados.

Obs: os candidatos selecionados serão contatados via e-mail em até 20 dias após o término do prazo estendido de inscrição.

 

Segunda Fase:
Entrevista pessoalmente ou via Skype

Contato e prazo das inscrições

Todos os materiais devem ser enviados via e-mail para o endereço: nevusp@gmail.com com o título “PD CEPID-NEV”

O prazo para envio de inscrições se encerra em 31 de outubro de 2013.

Para dúvidas e informações adicionais sobre o Programa de Pesquisa, entre em contato com o Núcleo através do e-mail nevusp@gmail.com