Eventos / Curso Cidade Segura – Módulo I / Homicídio: perfil do crime e estratégias de prevenção

11/03/2013 a 13/03/2013

Curso Cidade Segura – Módulo I / Homicídio: perfil do crime e estratégias de prevenção

Datas: 11.03, 12.03, 13.03.2013
Tema: Segurança Pública
Público-alvo: Gestor público local de áreas afetas à segurança urbana, planejamento, desenvolvimento urbano, habitação, infraestrutura urbana, obras, meio ambiente, assistência e desenvolvimento social; entre outras. Representantes da sociedade civil organizada (ONGs, CONSEGs entre outros), estudiosos do tema, jornalistas, policiais estaduais e federais, guardas municipais e todos os interessados em construir uma Cidade Segura.
Objetivos: Este curso teve como principal objetivo criar um novo paradigma da segurança pública, cuja perspectiva estava voltada para a construção de espaços urbanos seguros e sustentáveis, em que as pessoas sintam-se livres para frequentar e responsáveis por preservar. Para construir um novo paradigma, pretendeu-se desconstruir ideias que não traduzam a realidade das cidades, em especial no que se refere à distribuição espacial dos crimes e às pessoas afetadas. Esse desafio ainda traz a proposta de apresentar ferramentas que orientam a construção da Cidade Segura, como é o caso do CPTED (Crime Prevention Through Environmental Design) traduzido como “prevenção do crime por meio do desenho do ambiente”.
Apresentação e Justificativa: Nos últimos anos, a Segurança Pública foi uma das principais preocupações dos moradores de cidades. O crime e a violência são fenômenos que já não estão mais circunscritos aos grandes centros urbanos, eles também ocorrem em pequenas e médias cidades, causando impacto na sensação de segurança das pessoas. O recurso mais usado para tratar as questões relativas à segurança pública tem sido as polícias estaduais, que por mais eficazes que possam ser ainda atuam com maior ênfase no período após a ocorrência do crime e da violência. A prisão de criminosos nem sempre contribui para que as pessoas sintam-se mais seguras. Neste sentido, este curso propõe tratar o crime e a violência sob uma nova perspectiva, na qual o governo local ganha relevância na construção da Cidade Segura.
Financiamento: Fundação Konrad Adenauer (FKA).