Eventos / Seminário Internacional sobre Visitação Domiciliar: Prevenção da violência e promoção do desenvolvimento saudável na primeira infância

09/05/2011 a 10/05/2011

Seminário Internacional sobre Visitação Domiciliar: Prevenção da violência e promoção do desenvolvimento saudável na primeira infância

Local: Auditório FEA/USP

Data: 9-10 de maio de 2011

Público-alvo: comunidade acadêmica e formuladores de opinião e/ou de políticas públicas

Objetivos: apresentar e sensibilizar os formadores de opinião e formuladores de políticas públicas para a importância da prevenção primária da violência, bem como sobre as vantagens apresentadas pela oportunidade de se investir na primeira infância.

Apresentação e justificativa: Apesar das altas taxas de violência e maus-tratos contra as crianças, existem poucas iniciativas para a prevenção primária destes problemas. Soma-se a isto a lacuna que também há nas políticas e programas de promoção do desenvolvimento saudável na primeira infância.

Este Seminário se propõe a discutir estes temas, dando especial atenção aos principais desafios que programas de visitação doméstica para promoção do desenvolvimento saudável na primeira infância e a prevenção primária da violência contra a criança têm encontrado: violência doméstica, problemas mentais e uso abusivo de substâncias.

Financiamento/Apoio: Rede Nacional da Primeira Infância, Fundação Bernard van Leer, FAPESP, FUSP, OPAS, NEV/USP

Coordenação: NEV/USP