Eventos / Conferência Internacional sobre os Direitos Humanos

21/12/2009

Conferência Internacional sobre os Direitos Humanos

Local: MuBe, São Paulo

Data: 21 de dezembro de 2009

Público-alvo: aberto à participação

Objetivos: dar visibilidade às novas perspectivas apresentadas pela Agenda em relação aos direitos humanos, construída com base na experiência de especialistas engajados na defesa à dignidade, proporcionando um fórum de discussão entre acadêmicos, autoridades do governo e organizações da sociedade civil.

Apresentação e justificativa: celebrou o 1º aniversário da iniciativa suíça Protegendo a Dignidade: uma Agenda para os Direitos Humanos, lançada em dezembro de 2008. O panorama doméstico, bem como o internacional, mostra que ainda existe um grande desconhecimento em relação aos direitos humanos. Trazer à tona esse debate implica, primeiramente, um trabalho de conscientização, seguido pela construção de ideias e propostas para concretizar os direitos por meio de ações públicas e outras iniciativas extra-oficiais. O rol de temas prioritários de enfoque pelo Poder Público é assim construído por meio da interação democrática, que transforma em pauta política questões tais como: combate à violência e ao preconceito às minorias, proteção às vítimas, acesso à justiça, educação e o enraizamento de uma cultura em direitos humanos.

Financiamento/Apoio: Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, Departamento Federal de Relações Exteriores da Suíça, Academia de Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos de Genebra e NEV/USP.

Coordenação: NEV/USP