Pesquisas / Concluídas

Banco de Dados da Imprensa sobre as Graves Violações de Direitos Humanos

Introdução

As tabelas disponibilizadas para download são provenientes da pesquisa “Monitoramento das graves violações de direitos humanos”, à qual pertence ao “Banco de Dados da Imprensa Sobre as Graves Violações de Direitos Humanos”, levantamento que reune notícias publicadas em jornais desde 1980 até os dias atuais, para o monitoramento de três temas: Violência Policial, Linchamento e Execução Sumária.

São 21.231 casos registrados, extraídos de 28.125 notícias publicadas em jornais do eixo Rio-São Paulo, mais especificamente, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo, O Globo e O Dia. O material mais antigo inclui notícias provenientes do jornal Notícias Populares e, eventualmente, já foram anexadas notícias dos jornais Gazeta Mercantil, Jornal da Tarde e Folha da Tarde. A coleta de dados nestes últimos periódicos não é sistemática, mas ocorre quando há a publicação de algum tema de relevância para as pesquisas desenvolvidas pelo NEV/USP.

Atualmente o Banco de Dados é mantido em plataforma SQL e ainda não se encontra disponível para acesso via web. Consultas específicas podem ser realizadas na sede do NEV, após prévio agendamento por meio do endereço eletrônico nev@usp.br.