Institucional / Apresentação

O Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV/USP) é um dos Núcleos de Apoio a Pesquisa da Universidade de São Paulo.

O Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP) é um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAP) da Pró-Reitoria de Pesquisa Universidade de São Paulo (PRP-USP). Desde de 1987, o NEV-USP desenvolve pesquisas e forma pesquisadores por meio de uma abordagem interdisciplinar na discussão de temas relacionados à violência, democracia e diretos humanos.

Ao longo de seus quase 30 anos de existência o NEV-USP desenvolveu uma série de projetos de pesquisa e cursos de extensão financiados pela Fundação Ford, Fundação Rockefeller, Canadian International Development Agency (CIDA), Comitê Internacional da Cruz Vermelha, CNPq e FAPESP, além de convênios com agências da ONU (OMS-PAHO, PNUD), União Europeia, Ministérios da Saúde e da Justiça e Secretaria Especial dos Direitos Humanos, e Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo entre outros.

Sede NEV

Sede NEV

As principais questões que têm norteado as pesquisas desenvolvidas no NEV-USP envolvem a complexa relação entre a persistência da violência e de violações dos direitos humanos em meio à consolidação democrática brasileira. “Que tipo de democracia se desenvolve em um contexto de graves violações de direitos, crime organizado, corrupção, impunidade, direitos civis limitados e fraco apoio a uma cultura de direitos humanos?”, “De que forma os obstáculos existentes afetam a forma como as leis são implementadas?” e mais recentemente “Como uma aplicação errática das leis pode influenciar a legitimidade das instituições fundamentais para a democracia?”, são algumas dessas perguntas que o NEV tem buscado responder.

Temas tão complexos exigem a contribuição de várias disciplinas. O NEV conta com a colaboração de pesquisadores com formação em diversas áreas do conhecimento (sociologia, psicologia, ciência política, direito, antropologia, estatística, história, saúde pública, etc.), além de apostar em uma gama variada de métodos de pesquisa, o que inclui análise documental, surveys, entrevistas, observações, geo-referenciamento, etc.

Atualmente o NEV-USP é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com o programa de pesquisa ‘Building Democracy Daily: Human Rights, Violence and Institutional Trust’, que se propõe a aprofundar o estudo a respeito da legitimidade das instituições chaves para a democracia e investigar como ela é construída no contato cotidiano dos cidadãos com os serviços públicos. Aliado ao programa de pesquisa, o projeto CEPID prevê ainda iniciativas voltadas para a difusão e transferência de conhecimento, além de atividades educacionais e de formação de recursos humanos.

Além do programa CEPID, o NEV também integra redes de pesquisa. Desde 2004 é um Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde, no qual participa de fóruns e pesquisas a respeito da prevenção da violência. Como membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Violência, Democracia e Segurança Cidadã do CNPq realiza um projeto colaborativo com outros seis centros nacionais de excelência em torno de uma agenda comum de pesquisa nas áreas de violência, democracia, segurança pública e direitos humanos.